Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

1001 Filmes – #9: Within Our Gates

WithinOurGates_720x500

Que prazer foi descobrir que o nono filme da lista foi feito por negros, com negros e tratando sobre o racismo. Cinco anos após O Nascimento de uma Nação, o diretor Oscar Micheaux fez a obra cinematográfica mais antiga ainda disponível em acervo contra o racismo.

Mulher negra e bem educada viaja para o norte, onde existe menos preconceito, para se preparar para seu casamento. Mas ela passa por uma armadilha pessoal e volta para o sul para se tornar professora em uma escola para jovens negros. Ao mesmo tempo em que tenta encontrar apoio financeiro para manter a escola, precisa passar por cima de seu passado sombrio.

Within Our Gates é uma obra mutilada. A censura da época tentou esconder diversas coisas por motivos óbvios. Depois de tanta dificuldade para conseguir chegar aos cinemas, o filme ficou desaparecido por 70 anos até ser descoberto em uma cinemateca francesa, de onde foi restaurado e revelado para o público.

Só por ser a primeira obra representante de cultura afrodescendente, Within Our Gates já merecia estar nessa lista. Mas ele também surpreende por sua estrutura narrativa. O roteiro possui diversos buracos e não tem um ritmo muito bom, mas ele é bastante moderno em relação à época.

Para começar, duas histórias paralelas relacionadas apenas pela protagonista Sylvia Landry. O diretor da escola está apaixonado por ela, mas não entende porque ela nega seus avanços, ao mesmo tempo, acompanhamos ela tentando conseguir patrocínio de mulheres ricas do norte.

O filme conta cada uma de cada vez. Cada qual cercada de uma discussão específica relacionada ao preconceito racial. Todas com tons extremamente pesados, com direito a estupros e assassinatos por turba.

A trama contada na segunda metade acontece muito tempo antes do início do filme. Ela ainda é contada com direito a eventos sendo apresentados mais de uma vez para representar mais de um ponto de vista.

No final, Within Our Gates é um filme bastante diferente do que era visto no período. Ainda é um comentário bastante importante para a cultura global. Sem deixar de lado o fato de ser um filme rápido e de edição mais acelerada. Gera uma reflexão com sua uma hora e dezessete minutos.

Para quem ficou interessado, o player no youtube com o vídeo completo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=h1E0NrcnwAE]

GERÔNIMOOOOOOOO…

1 comentário em “1001 Filmes – #9: Within Our Gates

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *