Postado em: Blog

Indicados aos Oscar 2013

oscar-statue
Saiu ontem a lista dos indicados ao Oscar de 2013. Tem algum tempo que não me deixo levar pela academia, seus indicados e seus vencedores. É bem óbvio que tem muita coisa política e comprada. Muitos filmes não merecem sequer ser vistos e tudo o mais. Mas ainda é o prêmio com maior relevância da indústria. E quando um filme esquecido pela distribuição brasileira é lembrado no Oscar, acabamos recebendo ele por aqui. Então gosto sim do Oscar e reconheço seu valor.

Na parte técnica, normalmente o Oscar sempre acerta. Efeitos especiais só tem filme merecedor, com algumas dúvidas em relação a Os Vingadores. Mixagem e Edição de Som são todos certos. Design, Maquiagem, Figurino, tudo no lugar.
Fotografia aposto em Skyfall ou em As Aventuras de Pi. Mas também, ainda não vi nenhum dos outros filmes. Melhor montagem coloco minhas fichas para Argo, mas tal qual fotogragia, ainda não assisti todos os filmes.
Curta-metragem, curta de animação, documentário e curta documentário são quatro categorias nas quais eu sempre fico por fora. Mas o fato de aquela animação em 3D da bebê dos Simpsons estar concorrendo já demonstra bem a qualidade das produções envolvidas.
Melhor canção original tem minha torcida para Skyfall. Favoritismo mesmo, não vi nada e nem quero reconhecer qualidade das outras coisas.
Já na categoria trilha fiquei cabreiro com a indicação de Argo. É bom e tal, mas não é a melhor trilha do ano, nem uma das melhores. E As Aventuras de Pi não tem nada de marcante.
Em melhor animação, só não conferi Detona Ralph até o momento, e parece ser o melhor. Dos que vi, apostaria em Paranorman, fácil.
Melhor filme estrangeiro é bem óbvio de Amor, não tem pra ninguém. O filme já está concorrendo a melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro e melhor filme. Mas dá a impressão de ser por conta de alguma moda relacionada ao Michael Haneke, não ao seu talento. O que é uma pena, porque o cineasta é realmente bom.
Melhor roteiro e melhor roteiro original já entram nas áreas dos favoritinhos, apesar de não serem categorias principais. De todos, torço para o lirismo de Moonrise Kingdom. E também não assisti ainda esse Indomável Sonhadora, que deve estrear por aqui em fevereiro, mas já conquistou minha simpatia. Espero que ganhe pelo menos roteiro adaptado.
Nas categorias principais é onde eu fico realmente mais perdido. A maioria só deve chegar aqui em fevereiro, próximo à premiação. O que significa que nesse próximo mês e meio devem chegar vários filmes interessantes por aí.
Amor, Indomável Sonhadora, Os Miseráveis, O Lado Bom da Vida, Lincoln, O Mestre, A Hora Mais Escura, Django Livre e O Voo devem chegar entre agora em fevereiro. Todos, com exceção de Lincoln, parecem ótimos. E ainda vale lembrar que o Tommy Lee Jones, concorrente a ator coadjuvante pelo filme, aceitou o papel por dinheiro.
Em atriz e atriz coadjuvante torço pras ruivas. Então é Jessica Chastain e Amy Adams na cabeça. Ator coadjuvante é só veterano e figura repetida. Já melhor ator chama a atenção. Finalmente reconheceram o Hugh Jackman, apesar de ele ter merecido um Oscar por Fonte da Vida. Além dele, gosto do Bradley Cooper também. Sei que nenhum vai ganhar, mas só o reconhecimento deles já é válido.
Tá bem na cara que os filmes com o maior número de indicações são escolhas políticas ou comerciais, como Lincoln. E outros são escolhas por conta de moda, como O Lado Bom da Vida, que conseguiu indicação em todas as categorias principais.
E pensar que o David O. Russell quase não fez esse filme por conta de sua possível versão para cinema do jogo Uncharted, para a qual pretendia chamar o Mark Wahlberg e o Robert De Niro para serem os dois personagens principais.
No mais, fiquei surpreso com o número de indicações de As Aventuras de Pi. Adorei o filme, mas não imaginava que ele constaria nessas listas.
Dia 24 de fevereiro veremos o resultado disso aí.
 
GERÔNIMOOOOOOOOO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.