Postado em: Blog Cenas

Cenas que amamos – Um sábio ganha mais dos inimigos que um tolo dos amigos (Rush)

Nicki dá dica para James

Ainda considero este Rush um dos filmes mais injustiçados de 2013. No tom histriônico típico da dupla de diretor e produtor composta por Ron Howard e Brian Grazer respectivamente, a produção faz barulho com os confrontos reais dos pilotos de fórmula 1 Nicki Lauda e James Hunt.

Pastiche é a palavra de ordem. Desde o tom amarelado feito para simular fotografias antigas nas imagens, passando pelos efeitos especiais detalhados dos motores dos carros em câmera lenta, até a marcha retumbante de Hans Zimmer, a sutileza parece passar longe da direção de Howard.

Mas existe algo de belo na abordagem dele sobre o roteiro de Peter Morgan. Lauda e Hunt se odiavam e se admiravam ao mesmo tempo. Com comportamentos opostos, eram os dois melhores. E talvez o que mais os irrita na história seja justamente a compreensão de que têm mais em comum do que gostariam de admitir.

Justamente por isso, essa é uma das cenas que amamos do filme. Depois de cerca de duas horas de choques, Lauda se abre para Hunt sobre a epifania que teve enquanto ficou no hospital se recuperando das queimaduras no corpo. É didático e usa o personagem para explicar para o público o que ocorreu até aquele momento, mas mesmo com todo o barulho, existe algo de poderoso nas palavras ditas.

Seja o fato de que os dois amadureceram ou as excelentes interpretações de Daniel Brühl e de Chris Hemsworth, a verdade é que talvez apenas dialogue emocionalmente comigo. Seja como for, Rush merece ser redescoberto e a cena relembrada. Veja abaixo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=AcJkVa7MsrQ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.