Postado em: Blog

Spoilers

200631560342871662_Aluminum_Spoiler
Tenho ouvido com frequência pessoas comentando que não leram um ou outro post no blog porque ainda não viram tal filme mencionado no texto. Normalmente as pessoas explicam isso com a lógica de que não querem saber absolutamente nada antes de verem os filmes. Daí começam a dizer que qualquer coisa, da sinopse básica até a descrição de um personagem é spoiler.

Compreendo a opinião dessas pessoas. Todo ano escolho um filme para não acompanhar a divulgação. Ano passado foi Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e agora estou fugindo feito um maluco de informações sobre Elysium, o novo filme do Neill Blomkamp. Blomkamp dirigiu Distrito 9, uma das melhores ficções-científicas recentes e reuniu em seu novo filme Matt Damon, Sharlto Copley, Jodie Foster e Wagner Moura.
Isso dá muito trabalho. Quando passa um trailer no cinema preciso dar algum jeito de não ouvir o que está acontecendo, quando sai uma notícia na internet preciso passar sem ver. Com o Batman foi mais difícil, imagino que com Elysium será mais fácil.
Mas da mesma forma que faço isso, me envolvi com o material de divulgação de O Espetacular Homem-Aranha a tal nível que quando assisti o produto final, eu já tinha noção de praticamente toda a estrutura. O que não foi problema. O problema de verdade foi com a baixa qualidade da obra, todo o conhecimento prévio não atrapalhou em nada.
E existem pessoas ainda piores que eu. Como uma amiga minha que não assiste a um filme sem saber o final ou a reviravolta principal. Se a reviravolta não for boa, ela não assiste. Por muito tempo eu achei isso absurdo, até que me contaram um spoiler de As Crônicas de Gelo e Fogo. Uma franquia que destesto porque enrola demais.
Desafio qualquer um a dizer que a história começa de verdade antes da página 350 do primeiro livro. São uns dois romances do Machado de Assis antes do negócio ficar bom. Agora descobri que a reviravolta que muda tudo rola lá pelo final do quinto livro. Cinco livros somando quase cinco mil páginas. Não é a toa que não terminei de ler ainda.
Então, ouvindo o podcast Eu Gosto de Jogos do site Baixo Frente Soco, ouvi quem é a mãe do Jon Snow. Fiquei cinco minutos raciocinando sobre a informação e compreendendo as repercussões. De repente quero voltar a ler aquela porcaria. Porque sei do potencial da reviravolta.
Então tenha consciência. Spoiler é relativo. Eu não faço uso deles, mas também não julgo mais quem os procura. Para falar a verdade, gosto de fazer fake spoiler. Consegui convencer um amigo de que a Hermione morreria no final de Harry Potter, uma namorada de que o Jake Sully morreria no final de Avatar e por aí vai. Assim a pessoa tem o dobro de surpresa durante a sessão.
Espero que você consiga o que busca nos meus textos. Mas spoiler não é uma das coisas a ser procurada neles.
 
GERÔNIMOOOOOOOO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *