Postado em: Blog

Quem é Kang, o Conquistador?

De todas as notícias recentes sobre o Universo Cinematográfico Marvel, uma das que mais chamou a atenção foi que o ator Jonathan Majors será o vilão Kang, o Conquistador no próximo filme do Homem Formiga. O que essa escolha de personagem fala sobre a série de filmes e por que é tão relevante?

A resposta, como com quase todos os personagens obscuros e complexos de universos de super-heróis, é difícil. Mas Kang engloba os dois conceitos que talvez sejam os mais complexos de entender: viagens no tempo e entre dimensões. Mas não é tão complicado quanto a Feiticeira Escarlate, por exemplo.

Ele apareceu em 1963 contra o Quarteto Fantástico. Mas, como Kang, foi revelado mesmo em 1964 em uma edição dos Vingadores. Ele tem conexão com vários heróis da Marvel, como o Homem Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. E cada conexão dessas pode ser uma linha interessante para os filmes da Marvel seguir.

Kang até umas horas

1 – Rama-Tut

O nome verdadeiro é Nathaniel Richards, descendente de Reed Richards, o senhor Fantástico do Quarteto Fantástico. Ele nasceu no século 31, quando encontrou uma máquina do tempo criada pelo Doutor Destino, arqui-inimigo do grupo de heróis. Como um gênio, ele aprende a controlar a tecnologia e cria as próprias versões de máquinas temporais.

Nathaniel é um historiador, um estrategista e um engenheiro brilhante. Assim, volta para o Egito antigo com tecnologias de várias eras e domina o império com o título de Rama-Tut. Com um equipamento que remove das pessoas qualquer força de vontade, ele enfrenta o Quarteto Fantástico no passado e é derrotado.

kang o conquistador

2 e 3 – Centurião Escarlate e Kang

Quando o grupo o envia de volta através do tempo, Rama-Tut fica preso em uma tempestade cósmica e se divide em duas pessoas. Uma parou em uma realidade alternativa, em que se transformou no herói Centurião Escarlate. A outra caiu no século 41 com a Terra devastada.

Como o único humano com conhecimento de tecnologia, ele conquista o mundo neste futuro e assume o título de Kang, o Conquistador. Desta vez, com uma armadura baseada na do Doutor Destino que aumenta a força e permite a ele sobreviver em qualquer ambiente inóspito.

É deste jeito que ele enfrenta os Vingadores pela primeira vez (imagem ao lado). E mesmo que seja derrotado, ou até mesmo morto, ele consegue voltar. Kang conseguiu interferir tanto no tempo que existem várias versões dele em vários pontos da história.

4 – Immortus

Em certo ponto, Kang forja uma aliança com uma espécie alienígena de tecnologia avançada. Para ganhar a imortalidade, ele aceita usar a viagem no tempo para preservar as linhas temporais. Assim, ele se torna Immortus, e enfrenta versões mais jovens dele mesmo que causaram os danos no tempo que ele precisa consertar.

kang o conquistador

5 – Rapaz de Ferro

Em uma das várias origens de Kang, ele nasceu no século 31 de uma dimensão paralela. Nela, a Terra não passou pela Idade das Trevas, o que acelerou as conquistas da humanidade. O pouso na Lua, por exemplo, ocorreu séculos antes.

Nessa Terra, Nathaniel Richards sofria bullying na adolescência e estava para ser morto por um dos agressores em uma briga. Kang aparece do futuro e o salva, mas assusta a versão mais jovem com o vilão que se tornou.

Com medo, o Nathaniel mais novo foge para o passado e se junta aos Jovens Vingadores como o Rapaz de Ferro. Mas a experiência desse período foi justamente o que o fez se tornar Rama-Tut, Kang, Immortus e o Centurião Escarlate.

Poderes

Na verdade, essa é a grande proeza de Kang. Ele não é um super humano. Ele é um gênio que utiliza estratégia, conhecimento histórico e tecnologias de diversos tempos para enfrentar os heróis da Marvel. E como ele se dividiu inúmeras vezes através da história, nunca é verdadeiramente derrotado.

A confusão é tanta, na verdade, que ele frequentemente enfrenta outra versão dele mesmo. Há histórias em que o Immortus luta contra Kang, ou que o Rapaz de Ferro confronta o próprio futuro. Nessa pluralidade, ele também tem a disposição um exército com combatentes que ele escolhe de pontos diferentes do tempo.

Possibilidades para filmes e séries

Essa é a parte mais interessante. Como Kang enfrenta vários dos heróis da Marvel, inclusive os X-Men e o Quarteto Fantástico, ele pode ser a porta de entrada para esses dois grupos. Agora que a Disney comprou a Fox, ela tem os direitos para usar os personagens. E o filme da família herói já foi confirmado.

A entrada dele no universo será por meio do Homem Formiga, com quem ele interagiu poucas vezes nos quadrinhos. Mas a escolha é coerente. Kang viaja no tempo graças a uma invenção de alguém do passado. Na versão da Marvel do cinema, quem descobriu a possibilidade de fazer essa viagem foi o Scott Lang por meio do reino quântico.

kang o conquistador

Ele pode tanto trazer o Quarteto Fantástico para as histórias, quanto os X-Men. Especialmente porque a versão Rama-Tut enfrentou o mutante Apocalipse no Egito antigo. Outra aposta possível é que ele seja a desculpa para que o Rapaz de Ferro assuma o manto do Tony Stark e dê continuidade à franquia Homem de Ferro.

Principalmente quando se leva em consideração que alguns personagens que fazem parte dos Jovens Vingadores já foram anunciados ou apareceram nos filmes ou séries da Marvel. A filha de Scott Lang foi envelhecida com o tempo depois que Thanos estalou os dedos, e a Kate Bishop vai assumir o manto do Gavião Arqueiro na série do personagem.

Não seria surpreendente se o Kang assustasse um jovem Nathaniel Richards e ele, com medo do futuro, assumisse como Rapaz de Ferro. Além disso, esse conflito entre versões boas e ruins do personagem pode render um drama interessante.

Mais sobre essas possibilidades no vídeo publicado hoje no canal do Aquela Velha Onda sobre o futuro da Marvel nos cinemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.