Postado em: Blog Cenas

Porquê o Jackie Chan é tão bom

police-story-1985-_132043-fli_13655923041

Um amigo me marcou no facebook ao compartilhar um vídeo em que a forma de realizar ação do Jackie Chan é detalhada através de sete minutos. Depois desse tempo, eu estava maluco. Queria assistir a todos os filmes do ator/diretor/dublê/peito de aço. Mais do que isso, queria dividir o vídeo aqui.

O problema é que o vídeo já diz praticamente tudo. Então vou tentar ser o mais conciso possível. Há alguns anos assisti uma cena de ação em um filme aleatório no qual a câmera dava uma leve tremida a cada golpe dado. Assim ficava a impressão de que os golpes eram mais fortes. Eu só não percebia como isso era um truque para esconder a falsidade dos movimentos.

Eu já sabia que o grande ídolo de Chan era o Buster Keaton, que se jogava de cachoeiras, se dependurava entre carros de trens e se arriscava além do bom senso para realizar suas cenas de ação e comédia. Por isso mesmo o ator chinês faz as próprias cenas de ação. Ele se joga de prédios, se pendura em pernas de atores para não cair de penhascos e por aí vai. Eu não sabia do cuidado com os takes que ele tinha. Portanto compartilho o vídeo abaixo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Z1PCtIaM_GQ&feature=youtu.be]

E a recomendação pessoal é assistir Police Story. O primeirão, de 1986. É o filme da famosa cena em que Jackie Chan se joga do topo de um shopping atravessando vidro, iluminação e todo o escambau para pegar os bandidos. A famosa cena pela qual ele entrou em coma de tanto que se machucou. Também é o filme no qual ele atravessa uma favela com um carro sem avisar a equipe de dublês do que iria fazer e por isso é possível ver os caras correndo pelas próprias vidas.

Para dar a dica, veja abaixo a cena do mesmo filme em que os dublês dentro de um ônibus não sabiam que o veículo iria frear e saíram voando pelo para-brisa involuntariamente. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=MdbUIP-AgJg]

ALLONS-YYYYYYYYYY…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *