Postado em: Blog

Nacionais em cartaz

cena-de-a-memoria-que-me-contam-de-lucia-murat-1347678312543_956x500
A imagem acima é de uma cena do filme A Memória que me Contam. Ele é um dos seis filmes brasileiros atualmente passando nos cinemas de Brasília. A quantidade é interessante. Mais interessante ainda são os diversos e diferentes estilos. Tem de tudo.

Dois são sucessos, dois são da Globo Filmes, um é inspirado em música, três são documentários. É claro que muitos se misturam em estilo. Faroeste Caboclo é Globo Filmes, é inspirado em música e é sucesso.
É interessante ver como as produções são ecléticas. Até os da Globo são bastante diferentes entre si. Um é a palhaçada da vez, Minha Mãe é uma Peça. Outro é Faroeste Caboclo, cinemão de verdade. Os dois são sucesso de bilheteria.
Os filmes que não são sucesso tem nomes como Laís Bodansky, Adriana Calcanhoto e Lucia Murat. Mesmo não sendo assunto entre o grande público, esses filmes são tópicos de discussão entre os mais envolvidos com cinema.
É um motivo de celebração termos espaço para tantos tipos de filmes produzidos em nosso país. É claro que Brasília não reflete o mercado nacional como um todo. Em grande parte do país não existem cinemas ou nem todos os filmes chegam a passar. Mas Brasília também não é uma São Paulo ou um Rio de Janeiro. Lá os filmes chegam com meses de antecedência em relação a outras capitais.
Infelizmente, a distribuição no território brasileiro não é das melhores. Mais da metade da população nunca chegou a ir a um cinema em toda a sua vida. Ainda assim, contar com um mercado que chegou ao ponto de termos seis filmes nacionais em cartaz com todo tipo de produção, já é um passo adiante.
Que o cinema brasileiro consiga continuar assim.
 
FANTASTIC….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.