Postado em: Reviews

Mundo da Mari – Astro Boy

astroboy-flying-freddy-highmore

Enquanto criança, eu gostava muito de assistir aos desenhos do Astro boy. Sempre o achei digno da minha atenção, apesar de não ter muita consciência do que estava assistindo, devido à pouca idade. Outro dia chego em meu quarto e me deparo com a Mari assistindo a um filme dele. Ao reconhecer o meu antigo personagem adorado, sentei- me ao seu lado e assistimos juntas.

Astro Boy (ou em japonês Tetsuwan Atom, literalmente “Poderoso Atom”) é um mangá de Osamu Tezuka,  produzido de 1952-1968, ganhou diversas adaptações para a tv. Foi a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área, dando origem à indústria japonesa de animação. Mas esse post é sobre o filme norte-americano de animação em computação gráfica lançado em 2009, baseado no mesmo mangá.

O filme conta a historia de um garoto robô, Toby, que fora criado pelo  Dr. Tenma. Ao perder seu filho em um acidente em seu laboratório, ele o cria a imagem e semelhança de seu filho. Toby, foi programado com todas as lembranças do menino humano, ele não tem consciência de que é um robô. Tenma ao perceber que o menino robô não substituiria seu filho ele o descarta. Fazendo com que Astro boy saia em busca de um lugar no mundo. Ele vai parar na superfície e conhece uma outra realidade. A partir dai ele terá que lidar com diversas situações e pessoas.

Dr. Tenma busca encontrar o filho perdido.
Dr. Tenma busca encontrar o filho perdido.

Mari se interessou bastante, na idade dela isso geralmente significa que o filme foi aprovado. Ele tem uma duração média, ao qual a criança não se cansa ao ponto de dormir.  Aborda a questão da morte, assunto delicado a ser tratado com as crianças, de preferência de maneira sutil, para que não se crie nenhum trauma. Propõe também uma discussão acerca de classes sociais. Retradada pela divisão entre as pessoas que moravam aos pés do monte Sophia, e a chamada superfície onde moravam as pessoas de poucos recursos, mostrando claramente a diferença financeira entre elas. Porém, dinheiro e status não são sinônimo de caráter, ao longo da trama vemos isso muito bem.

Astro com seus amigos da superfície.
Astro com seus amigos da superfície.

A versão original conta com muita gente famosa: Nicolas Cage (A Outra Face) como Dr. Tenma, Kristen Bell (Veronica Mars) como Cora, Samuel L. Jackson (Os Vingadores) como Zog, Charlize Theron (Doce Novembro) como a Narradora, Bill Nighy (O Vingador Do Futuro) como Dr. Elefun, Elle Fanning (Super 8) como Grace, Donald Sutherland (Jogos Vorazes) como Presidente Stone, Alan Tudyk (Patch Adams) como Sr. Squeegee, Freddie Highmore (Bates Motel) como Astro Boy.

O enredo é bem bonitinho, conciso e divertido. Lições importantes são passadas com uma linguagem de fácil entendimento cuja qual torna o filme recomendável para todas as idades. Porém, não há comparações dignas a serem feitas com o anime dos anos 50. Foi bom demais mostrar mais uma das coisas que eu gostava quando era criança para a minha pequena.

 

Beeeijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.