Postado em: Reviews

Filmes subestimados

speed-racer_car_2
The Incredible Burt Wonderstone pode não ter ganhado muita divulgação por aqui, mas lá nos isteites tem cartazes e propagandas para todo lado. No elenco tem Jim Carrey, Steve Carrell, Steve Buscemi, Olivia Wilde, Alan Arkin e o James Gandolfini. O filme estreou e ninguém foi ver. Curioso com o fenômeno, um dos integrantes do canal Screen Junkies foi tentar entender a falta de interesse do público no filme e aproveitou para lembrar de alguns filmes que foram fracassos apesar de possuírem qualidade.

Para quem ficou interessado em ver o vídeo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=L77ASwdeNQE]
Ele fala de dois filmes específicos pelos quais compartilho a dor. Um é Speed Racer e o outro John Carter. O primeiro é honesto, o filme é ótimo. O segundo é bastante defeituoso, mas possui qualidades.
A adaptação do anime da década de 1960 tem um roteiro excelente, trata de conflitos familiares com sensibilidade e conta com interpretações maravilhosas. É infantil? Sim. É mega colorida e tem um estilo estranho? Sim para a parte de cores, não para o estilo estranho. Speed Racer é um filme de montagem elaborada e inteligente, moderna e cheia de estilo. Ouso dizer até que é uma montagem a frente de seu tempo. Posso estar falando besteira, principalmente porque o assisti antes de começar a estudar cinema mais a fundo e posso até achá-lo ruim hoje em dia. Depois o reassistirei para poder comentar.
Já o John Carter é um bom filme, com muitos defeitos. Mas que supostamente deveria funcionar para o grande público. Infelizmente, ele virou alvo dos jornalistas que tentavam fazer um ataque à Disney. Pelo menos é o que as más línguas dizem. E um certo jornalista que vive em Los Angeles. Para o bem ou para o mal, John Carter foi um dos maiores fracassos da história do cinema.
Um que lembra Speed Racer, Scott Pilgrim Contra o Mundo também usa uma edição moderníssima e estilização megacolorida. A temática é mais adulta e discute auto estima e relacionamentos. O roteiro é um tanto sem ritmo, mas o filme ainda é ótimo. Infelizmente foi outro que quase ninguém quis ver.
Aqui no Brasil o fenômeno também acontece. Quando se tem a Globo Filmes lançando suas palhaçadas por aí e roubando toda a atenção de filmes de mais qualidade é fácil ser um fenômeno recorrente. Ano passado o filme Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios quase não foi visto por ninguém. Enquanto De Pernas pro Ar 2 bateu recordes.
Enfim. Só queria abrir espaço para esse raciocínio. Que filmes você gosta, mas ninguém conhece ou assistiu?
Só para fechar, The Incredible Burt Wonderstone tem recebido críticas positivas. Mas não deve nem chegar por aqui.
 
GERÔNIMOOOOOOO…

2 comentários em “Filmes subestimados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.