Postado em: Blog

Estamos de olho – 1984

url
1984 é a famosa obra de futuro distópico que critica o capitalismo escrita pelo autor George Orwell. Pelo menos foi o que ele pretendeu para o livro. Eu discordo que as reflexões sejam voltadas apenas para o sistema político-econômico vigente. Na verdade, acredito que o livro trate mais de como as instituições sociais tendem a controlar os pensamentos de todas as pessoas.

A história acompanha um homem que se permite pensar livremente e é brutalmente forçado a rejeitar a própria força de vontade em razão do sistema. É forte porque os pensamentos são o único lugar em que somos verdadeiramente livres. Ninguém pode entrar em nossas cabeças e controlar nossas ideias e vontades. Ao criar uma ficção na qual isso é realizado, cria-se um contexto realmente assustador. Um no qual o último resquício de liberdade é perdido.
O livro teve duas adaptações para o cinema e agora vai ganhar a terceira. Quem melhor nos dias de hoje para fazer algo do tipo que o extraordinário diretor Paul Greengrass. O cara que usou de estilo documental para fazer uma das melhores franquias de ação no cinema com Supremacia Bourne e Ultimato Bourne. Que fez o terceiro episódio de uma trilogia de espionagem ser um dos filmes mais inteligentes sobre estudo de personagem com uma introspecção que Hollywood costuma rejeitar fortemente.
Greengrass com certeza fará um filme forte baseado no livro. Acho estranho ainda quererem criar um produto novo com trama futurista passada no ano de 1984, mas o livro é icônico e não é recomendável mexer nele. De um jeito ou de outro, 1984 é um filme para ficar de olho.
 
ALLONS-YYYYYYY…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.