Postado em: Reviews

Edifício Master

edificio_master_de_eduardo_coutinho

Eduardo Coutinho aluga um quarto com sua equipe de filmagem no prédio Edifício Master. Uma construção tradicional com média de 500 moradores do Rio de Janeiro. Durante sete dias, eles entrevistam 37 pessoas com histórias diferentes. Todos entre as classes média baixa e baixa.

Se tem algo que se sabe sobre o falecido diretor Eduardo Coutinho, é que ele possuía uma capacidade admirável de desencavar histórias dos entrevistados. Todas as contadas aqui são ótimas. Muitas são chocantes, outras são belas e algumas até despertam curiosidade sobre o que será daquelas pessoas num futuro breve, uma vez que são abandonadas pela câmera antes de fecharem a jornada própria.

O legado de Coutinho conta com diversas obras famosas. Edifício Master é uma das que chamou a atenção nas últimas décadas. Em grande parte pela composição de uma população sem rosto que tem formação desde tempos remotos do Rio de Janeiro. Em parte porque as histórias são boas.

O problema aqui é que cada depoimento tem direito a um 37 avos do tempo da produção. Ao término, é difícil lembrar de grande maioria deles. Assim como o filme não dá valor adequado para eles como merecem, ele fica sem ritmo. É um Frankenstein de uma hora e cinquenta tão episódico que cansa.

A grande ironia é que ele se encontra completo no youtube, onde permite ao espectador escolher assistir aos pedaços. Nesta forma talvez tenha a possibilidade de sustentar a atenção sem ser enfadonho.

Para quem tem curiosidade, o filme pode ser visto abaixo, em péssima qualidade. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=BgmfO4CasYw]

ALLONS-YYYYYYY…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.