Postado em: Blog

Desabafo cinéfilo – O bicho humano

627

Das pequenas situações que enfrentamos em uma sala de cinema…

Quando vamos ao cinema assistir a um filme, procuramos mais do que apenas o longa-metragem. Buscamos uma experiência que inclui diversão e relaxamento. Mas é difícil confiar que vamos ter esse momento especial, quando vamos interagir com outros seres humanos e todos sabemos o quão imprevisível são esses bichos.

Faz um tempo, fui ao cinema assistir algum filme que já não me recordo, com meu namorado e alguns amigos. A sala estava cheia e fomos obrigados a sentar na última fileira – aquela que não abaixa o encosto. Diretamente a frente da minha amiga sentada ao meu lado, estava uma garota de uns 20 anos, com seu namorado.

Quase metade do filme já se passava, quando comecei a perceber um desconforto da minha amiga. Aparentemente, ela estava bem apertada na cadeira, pois não apenas nosso encosto não abaixava, mas também a mocinha da frente estava abaixando o dela o máximo que era possível. Algumas movimentadas de desconforto depois e minha amiga decidiu ser civilizada.

– Oi. – ela cutucou a garota da frente – Você poderia não abaixar seu encosto?

– Se vira, menina.

A resposta foi audível o suficiente para que, enquanto as caixas de som do cinema estouravam, eu escutasse a resposta. E ficasse possessa. Comecei uma briga ali mesmo com a maluca. Nem minha amiga estava tão empenhada quanto eu. No fim das contas, apoiei meu joelho no encosto dela e passei o resto do filme empurrando para frente, o que ela protestou verbalmente e fisicamente, mas desistiu.

Acho que a briga só não foi maior porque meu namorado me implorou para não continuar. “No fim das contas, eu ia acabar tendo que partir pra briga com o namorado dela”, ele disse. Mas na minha opinião o pobre do cara sabe na roubada que se meteu em estar com uma pessoa tão intragável e nojenta quanto aquela garota.

Uma sala de cinema é um local de convívio público e compartilhado, a partir do momento em que tudo lá dentro é diretamente influenciado pelas outras pessoas a sua volta. Quando temos que interagir com gente como essa garota – que provavelmente não recebeu educação em lugar algum, na vida –, parte da experiência do filme morre.

Então, o que aprendemos hoje, coleguinhas? Primeiro, se você vai se portar como esta digníssima babaca por qualquer que seja seu motivo, não vá para a sala de cinema. Segundo, se você encontra alguém assim na sua sala e acha que se manifestar vai estragar sua noite, então troque de lugar. De verdade, você não merece. Aproveite sua noite.

 

EVERYONEEEEEEEE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *