Postado em: Blog Cenas

Cenas que amamos – Let my Love Open the Door (Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada)

Let My Love Open the Door

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (título desgraçado) tem essa pequena cena mágica e de um tipo raro no cinema. Um momento musical que é lógico para a trama e funciona melhor que muitos filmes inteiramente musicais. Melhor do que isso, a cena em especial é onde todos os conflitos até o momento são resumidos em pistas dentro da interpretação cantada.

Trata-se de um filme que ganhou reputação popular negativa por duas razões: é uma comédia-romântica (gênero maldito) e pelo nome horroroso em português. Os dois somados impediram as pessoas que se encaixam no público alvo de ir atrás da produção. Isso porque é um drama íntimo muito bem escrito, dirigido e interpretado. A cena da vez representa isso muito bem.

Steve Carell faz um colunista de sucesso em quem todo mundo confia. Viúvo há cinco anos e pai de três garotas em fases diferentes da vida, Dan (nome do personagem) parece estar em controle total da vida. Até conhecer Marie, uma mulher inteligente, bela e divertida, em uma livraria no caminho da reunião da família. Eles têm uma tarde maravilhosa na qual o filme faz algo que romances esquecem com frequência, mostrar que os personagens gostam de passar o tempo juntos. Trocam telefones e ele parte para a casa dos pais.

Lá, ele recebe a notícia que o irmão mais novo e querido, Mitch, tem uma namorada para apresentar para todos. Reviravolta previsível, é Marie. O convívio com os dois durante o final de semana desequilibra a vida de Dan e revela todas as emoções confusas pelas quais ele passava desde a morte da ex-mulher.

Depois de algum tempo de filme, surge a cena em que Mitch resolve fazer uma declaração musical para Marie. Dan o ajuda no violão. Então, durante o canto, as interpretações dos dois representam as relações de ambos com Marie. Mitch ama a mulher e tenta ser romântico como o maior exemplo que ele possui na vida, Dan. Por isso toma para si grande parte dos discursos que aprendeu com o irmão mais velho. O protagonista, sem querer roubar a atenção do caçula, se destaca apenas por ter o sentimento honesto e ser o verdadeiro dono das palavras ditas.

Durante o canto, ele dá dicas da música para o irmão quando ele erra até perceber que é ele quem vai precisar cantar. Então chega o refrão, a única parte que Mitch realmente conhece e ele tenta gritar empolgado. Não importa quanta juventude e vida ele tenha, ele não é tão honesto quanto o irmão. É apenas um momento singelo e simples, mas tão significativo. Por isso mesmo você deveria clicar no play abaixo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=7JuGTMgu2tU]

FANTASTIC…

1 comentário em “Cenas que amamos – Let my Love Open the Door (Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada)

  1. Muito conciso o seu texto, adorei. E sim, é um filme muito subestimado, principalmente pelo título nada convidativo pra pessoas que curtem uma narrativa mais séria, natural… Quem lê esse título pensa se tratar de um um besteirol ou algo do tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.