Postado em: Blog Cenas

Cenas que amamos – Eu vejo gente morta (O Sexto Sentido)

Haley Joel Osment

O Sexto Sentido foi um fenômeno surpreendente em 1999. Enquanto o mundo inteiro coçava a cabeça para compreender o todo de Matrix, esse suspense barato (no sentido de ter custado pouco) de um diretor desconhecido e um astro de ação em um papel sutil e contido roubou as atenções. Também foi um sucesso incomum. Lançado em poucas salas, se manteve em cartaz por quase um ano por conta do boca a boca. A razão é simples, o filme é bom.

A cena discutida é de suma importância e revela a grande reviravolta do filme. Também uma das mais famosas e discutidas da história do cinema. Portanto, se você ainda não assistiu, esteja avisado. Este texto terá spoiler de O Sexto Sentido.

O psicólogo Malcolm Crowe busca redenção pelo suicídio de um antigo paciente ao procurar uma criança com os mesmo problemas para tentar ajudá-la. Ele encontra o que procurava em Cole Sear, um garoto solitário e diferente.

O filme não esconde que a razão de Cole para ser tão afastado são fantasmas. Mas Malcolm não faz ideia dos verdadeiros problemas do menino. Depois de quase uma hora de produção, ele conquista a confiança do pequeno, que se abre. A fala é clássica. “Eu vejo gente morta”, ele solta para o psicólogo, que imediatamente chega à conclusão de que Cole sofre de esquizofrenia. Mesmo que o espectador saiba da verdade.

Mas o que o filme faz com a cinematografia na cena é brilhante. Malcolm faz perguntas sobre como são as aparições para Cole. Enquanto o menino explica os detalhes sobre os fantasmas que o assombram, a câmera lentamente se aproxima do rosto de Malcolm. É a forma do diretor M. Night Shyamalan dizer para o inconsciente do espectador que o psicólogo que protagoniza o filme também é um fantasma e que ele corresponde aos detalhes dados pelo diálogo.

Pode parecer bobo e até desnecessário, mas essa pequena dica superficial é parte do que faz com que a revelação final não pareça forçada. Isso e o ótimo roteiro, que esconde pistas de forma inteligente através da trama. Infelizmente, a cena como foi colocada no youtube foi bloqueada para dividir em sites, para vê-la, clique aqui.

Quem não se incomoda em ver dublado, assista o vídeo abaixo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ceQH-tISziI]

ALLONS-YYYYYYYYYY…

0 comentários em “Cenas que amamos – Eu vejo gente morta (O Sexto Sentido)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.