Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

1001 Filmes #48 – A Idade do Ouro

casal nas cadeiras

O cinema de Luis Buñuel é maravilhoso, mas criou um precedente complicado. Com o cinema surrealista, ele fazia filmes que evocavam emoções e sensações, mas sem narrativa clara. É metáfora pura, que tem significados subjetivos e fala mais sobre o espectador que sobre a produção em si.

Entre momentos diferentes da trama há um documentário sobre escorpiões na abertura; uma vaca em uma cama; bispos pregam em uma praia antes de morrerem e se decomporem na mesma posição; e até uma orgia promovida pelo Marques de Sade que envolve a participação de Jesus. Tudo isso em torno da tentativa de dois amantes de conseguirem ficar juntos.

Segundo o próprio diretor, é um filme sobre sensualidade e a iminência da morte. Parece também uma crítica a pensamentos conservadores contra a sexualidade humana. Mas como foi dito antes, essa leitura diz mais sobre quem escreveu este texto que sobre o filme. Assista abaixo completo no youtube com legendas em inglês. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=4Evc60MwXL4]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.