Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

55 – Drácula

Os vampiros constam sempre como algumas das criaturas mais interessantes e assustadoras do cinema por uma boa razão. Aqui, numa mistura do terror grotesco com a estética do expressionismo alemão, foi criado o primeiro filme do gênero do cinema mudo.

Browning, que já fez uma produção para esta lista, teve que substituir o parceiro de longa data Lon Chaney pelo Bela Lugosi depois da morte do primeiro. Apesar da troca, a imagem do ator húngaro como o vampiro ficou eternizada e ainda é referência quando se fala de Drácula.

Van Helsing confronta Drácula. Dualidade do homem em conflito.

Na época, era impressionante, hoje muito do efeito ficou perdido com a evolução das representações das criaturas e do próprio terror. No entanto, ainda é válido pelos visuais construídos com estética do Expressionismo Alemão. Ponto especial para os feixes de luz que destacam os olhos de Lugosi.

Outro destaque é o ator Edward Van Sloan, que se impõe com a versão de Van Helsing que serve de contraponto racional à bestialidade do vampiro. A figura feminina é só a balança perdida entre os dois por meio de Mina.

É um dos filmes mais difíceis de encontrar da lista, mas tem uma versão decente no Vimeo com pequenas alterações na trilha. Veja abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.