Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

1001 Filmes #38 – A Turba

John contra a multidão

Nesta segunda participação do King Vidor na lista dos 1001 filmes, é possível notar um pessimismo muito profundo e inteligente no estilo do diretor. Assim como no interessante O Grande Desfile, mesmo que o final possa ser lido como feliz, é impossível não notar uma nota de crítica à condição humana.

Aqui, ele faz questão de evidenciar e, ao mesmo tempo, ironizar a mediocridade de ser uma pessoa com uma vida urbana comum. Quando tem um nascimento normal, John já recebe do pai a premonição de que será um homem grande e importante. A promessa ressoa no personagem através da vida, passando pela morte ordinária do progenitor até chegar ao ponto em que percebe que é só mais um cidadão que não se destaca.

A crueldade da ironia só existe porque John e a esposa Mary (até os nomes são ordinários), desejam se destacar. E Vidor não perdoa com enquadramentos que realçam como John é apenas mais uma pessoa entre a multidão humana. Quando ele ultrapassa barreiras para conseguir se afastar do mar de gente, se perde.

multidão de cubiculos
John na multidão. Apenas mais um trabalhador sem destaque.

Não falta espaço para reflexão. Pode-se discutir meritocracia, valor de ser famoso, mediocridade e por aí vai. É cruel com o protagonista e com o espectador que se vê refletido nele. Justamente por isso, é ótimo. Infelizmente, mais um que não está presente no youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.