Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

1001 Filme #43 – Tempestade Sobre a Ásia

mongol herói

O Cinema Revolucionário Soviético gerou as pérolas mais famosas como O Encouraçado Potenkim e Um Homem com uma Câmera, mas tem outras obras-primas que ficam ofuscadas em um movimento. Este Tempestade Sobre a Ásia é uma surpresa em termos de história ao mudar o foco da revolução russa para os vizinhos mongóis.

Um jovem vendedor de pele da Mongólia se envolve em um conflito com os capitalistas da Rússia antes da revolução e, nos problemas que desenvolvem, é descoberto que ele é um herdeiro direto do conquistador Gengis Khan. O que o transforma em uma peça chave no jogo político entre os ingleses, os russos e os mongóis.

Trata-se de uma epopeia que funcionaria muito bem na era de ouro de Hollywood, à moda de Ben-Hur. Mas feito na estética do movimento Revolucionário Soviético, com direito a sobreposições de imagens que dão significado à história e cortes frenéticos. Em um filme mudo, imagens de tambores indicam a noção de uma marcha durante uma perseguição.

Por mais que a história seja interessante e o filme bem feito, Tempestade Sobre a Ásia é uma obra da época em que foi realizada. Ele é muito lento. Apenas para que o herói sem nome saia de casa para substituir o pai, a trama leva 12 minutos de pessoas em uma casa conversando.

Não é fácil de assistir, mas vale a pena. Veja abaixo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=sCE5447sjQY]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.